Equipamentos Tecnológicos

No quadro da implementação do Programa Mundu Novu, definiu-se como um dos eixos prioritários a disponibilização de Kits Tecnológicos às Escolas-Piloto, como forma de se introduzir e reforçar o uso de equipamentos tecnológicos nas salas de aula, com vista a permitir práticas pedagógicas mais inovadoras e interactivas por parte de professores e alunos.

Entende-se por Kit Tecnológico um conjunto formado pelos seguintes componentes, por sala de aula: 

  1. Computador portátil 
  2. Videoprojector
  3. Tela de Projecção 
  4. Colunas de som

Conforme a figura abaixo: 

  

Neste momento, todas as 30 escolas-piloto do país estão equipadas com os respectivos Kits Tecnológicos e já possuem uma sala de informática devidamente apetrechada. Com a introdução dos Kits Tecnológicos aliados à formação já disponibilizada aos professores, deu-se um passo importante para atingir a meta maior que é o ensino interactivo, baseado em conteúdos multimédia e numa nova relação professor/aluno, assente na aprendizagem por competências e trabalho colaborativo.

De 2010 a esta parte, as escolas foram equipadas em termos tecnológicos com vários equipamentos direccionados para a integração efectiva das tecnologias, em contexto pedagógico. Foram equipadas Salas de Aula e Laboratórios de Informática.Durante o ano de 2013, reforçou-se o parque tecnológico de várias escolas que já tinham sido contempladas no PMN e foram equipadas – a nível de laboratórios de Informática - mais 14 novas escolas do Ensino Secundário, 44 novas escolas do Ensino Básico e uma instituição do Ensino Superior (IUE), com computadores Desktops, oferecidos pela Índia. Também, foram disponibilizados impressoras para as Delegações e Secretarias de diversas escolas. Por outro lado, e como forma de reforçar o parque tecnológico das escolas e disponibilizar aos professores outras ferramentas modernas para o Ensino do Sec. XXI, várias escolas do Ensino Secundário e Básico foram equipadas com 16 Quadros Interactivos. Neste âmbito, foi realizada uma formação em Utilização Prática do Quadro Interactivo nas diversas escolas contempladas, sendo que os grupos de professores formados foram organizados por áreas disciplinares. Estas formações foram ministradas pelo pessoal do Gabinete do PMN.

Ainda em 2013, foi lançado um concurso para a aquisição de mais 76 Kits Tecnológicos para o equipamento de mais 8 escolas, sendo 4 do Ensino Secundário e 4 do Ensino Básico. Neste momento, os equipamentos já estão disponíveis nas escolas. Com estas novas aquisições e equipamento destas novas escolas, perfaz-se um total de 38 escolas equipadas, sendo 23 do Ensino Secundário e 15 do Ensino Básico.   

Copyright © 2013, Programa Mundu Novu. Todos os Direitos Reservados. | Política de Privacidade
design: www.nosi.cv