Novo Modelo de Educação

O novo modelo de educação em Cabo Verde engloba novos programas curriculares com conteúdos interactivos e a exploração das potencialidades das TIC na sala de aulas. Poderão ainda ser incrementadas as disciplinas TIC nos currículos, quer no ensino secundário, quer sobretudo no ensino superior. Finalmente, devem ser promovidas as novas competências para o século XXI, que se podem revelar fundamentais para a economia global.

Iniciativas a serem desenvolvidas

Introdução da Disciplina de TIC

Introdução da disciplina de TIC nos programas curriculares nas várias fases do ciclo de ensino. No básico poderá ser apenas de apoio ao desenvolvimento de outras áreas do saber e no secundário, com mais peso, como disciplina curricular.
Destinatários: Estabelecimentos de ensino.

Cursos de TIC no Ensino Superior

Descrição: Criação de novos cursos no âmbito das TIC no ensino superior e/ ou reforço das vagas existentes nos cursos actuais. Poderá ser ainda incentivado o recurso a estágios profissionais dos alunos que saem destes cursos.
Destinatários: Alunos do ensino superior.


Introdução das Competências do sec.XXI

Introdução das novas competências para o século XXI, dentro da actual reforma curricular, com gradual aumento do impacto e importância à medida da progressão no sistema de ensino.
Destinatários: Alunos, desde o ensino básico até ao ensino superior.


Portal do Conhecimento

Criação de um Portal do Conhecimento, que incluíra o acesso a um vasto conjunto de bibliotecas e bases de conhecimento.
Destinatários: Alunos do ensino superior.


Projecto Escola Virtual

Revisão dos conteúdos programáticos dos programas curriculares de Cabo Verde e sua disponibilização nos diversos níveis de ensino de forma interactiva. Implica o desenvolvimento de conteúdos interactivos e multimédia para cada disciplina, adequados à realidade de Cabo Verde.
Destinatários: Alunos e professores.


Introdução de Novas Técnicas Pedagógicas

Introdução nas salas de aula de um conjunto de novas técnicas pedagógicas que as TIC permitem e potenciam, implicando maior interacção e participação entre os alunos. Implica a utilização dos meios tecnológicos como os quadros interactivos e o acesso à Internet.
Destinatário: professores.

Copyright © 2013, Programa Mundu Novu. Todos os Direitos Reservados. | Política de Privacidade
design: www.nosi.cv